“Enófilos às Cegas” é um concurso de prova cega de vinhos, por equipas, que acontece em 4 etapas, culminando numa final nacional, cuja organização resulta de uma parceria entre o “Enóphilo” e os “Cegos por Provas”.

Cada equipa será constituída por 2 pessoas e o valor de inscrição é de 30€ por equipa. Após a conclusão da candidatura, esta não poderá ser retirada e não haverá lugar a devoluções de valores de inscrição. O pagamento deverá ser efectuado por transferência bancária, à ordem de “Enóphilo”, através do seguinte IBAN: PT50 0036 0121 9910 0052 7986 4.

O concurso está aberto a maiores de 18 anos, que submetam a sua candidatura e a mesma seja validada e aprovada pela organização. Esta reserva-se ao direito de não aceitar, eventualmente, alguma candidatura, de forma incondicional. Pessoas directamente ligadas à organização do concurso ou às entidades envolvidas não poderão participar. A candidatura implica a concordância com este regulamento.

A candidatura terá que ser submetida por email, com o envio do formulário de inscrição no concurso devidamente preenchido. Após a validação da candidatura, a organização comunicará esse facto aos candidatos, para que estes possam regularizar o pagamento do valor da inscrição. O comprovativo deverá ser enviado por email para a organização, e uma vez confirmado, conclui-se o processo de candidatura.

Haverão 4 etapas nacionais:

  • Lisboa: 27 de Abril de 2019, Hotel Marriott
  • Coimbra: 8 de Junho, Convento São Francisco
  • Tavira: 13 de Julho, Mercado Velho
  • Porto: 16 de Novembro, Alfândega

 

Uma equipa poderá concorrer a mais do que uma etapa de classificação. Serão selecionadas as 8 melhores equipas para a final nacional, a realizar em Janeiro de 2020, em Lisboa. Cada etapa consiste numa prova cega de 6 vinhos, com uma duração total de 60 minutos. Cada equipa receberá 6 copos numerados, previamente servidos, sem a presença das garrafas em sala. Os vinhos serão servidos sem decantação prévia, em copos Ivento L da Schott-Zwiesel.No lote de vinhos seleccionados, poderá haver espumantes, tranquilos e fortificados, brancos, tintos ou rosés, sobretudo nacionais, podendo haver vinhos internacionais. Para cada vinho haverá uma ficha de prova especialmente desenvolvida, com diversos campos, cada um com o seu peso classificativo. Cada campo correctamente avaliado, somará o seu “peso” à classificação total. Ganha quem obtiver mais pontos.

A ficha de prova contem os seguintes elementos, num total de 20 pontos:

Terroir (10 pontos)

o País: 2 Pontos

o Região / Denominação: 3 pontos

o Marca / Referência do vinho: 5 pontos• Ano (5 pontos)

o Acertar no ano: 5 pontos

o Restantes resultados: A diferença de anos entre o real e o avaliado, isto é, o valor absoluto da diferença entre os anos, sendo que, diferenças superiores ou iguais a 5 anos resultam em 0 pontos.• Castas (5 pontos)

o Vinhos monocasta – Acertar na casta: 5 Pontoso Vinhos de lote (serão, no máximo, 3 variedades) 2 variedades: 3 pontos por uma variedade; 2 pontos pela seguinte; 3 variedades: 3 pontos por uma variedade; 1 ponto pelas seguintes

A equipa mais pontuada será a vencedora da etapa, e será automaticamente apurada para a final. Depois de apuradas as equipas vencedoras de cada etapa, serão repescadas as 4 equipas mais bem pontuadas para a final, independentemente da etapa onde realizam a prova. A final terá 8 equipas.

Em caso de empate, ganhará a equipa que entregar mais cedo as respostas, isto é, a que for mais rápida.

Os membros da equipa estão autorizados a conferenciar entre eles, mas não poderão: conferenciar com mais ninguém; utilizar qualquer meio de comunicação; consultar qualquer referência, física ou virtual. Qualquer infracção resultará na desclassificação imediata da equipa.

Também não é permitida a entrada nem saída de qualquer participante durante a realização da prova. Se, por algum motivo, uma equipa ou um membro da equipa, necessitar de abandonar a sala durante a realização da prova, as folhas de prova terão que ser entregues, independentemente de estarem ou não preenchidas, e ficará terminada a participação dessa equipa. Qualquer infracção resultará na desclassificação imediata da equipa.

No final da prova serão recolhidos os formulários, preenchidos ou não, não sendo permitidas alterações às respostas. Toda a prova será supervisionada por uma equipa de supervisão, nomeada pela organização, e os vinhos serão preparados e servidos pela equipa de serviço. Só após a conclusão da prova é que as equipas participantes e a equipa de supervisionamento saberão quais os vinhos seleccionados.

Uma vez apurados os resultados, serão anunciados os vencedores. Cada equipa receberá uma comunicação com os seus resultados. Os resultados do concurso não são sujeitos a contestação, excepto para o caso de prova de alguma irregularidade.

Existem prémios para os seguintes classificados da final: 1º Classificado: 500€

Todos os prémios monetários estão sujeitos às taxas legais em vigor.

A organização reserva-se ao direito de actualizar este regulamento sem aviso prévio, notificando apenas os inscritos.